Atualize seu navegador!
Vamos falar um pouco sobre nosso setor pedagógico

        A Escola Dª Corina Ribeiro de Carvalho, mantida pela APAE, está regularizada junto à Secretaria Estadual de Educação, com os seguintes registros: Pré-escolar- resolução nº 6900/91 de 23-10-91, publicada no Minas Gerais de 24-10-91, livro de nº 01, folha 05 sob o nº 06.0078.94; Ensino Fundamental (1ª a 4ª série)-  portaria nº 683/94  publicada no Minas Gerais de 14-6-1994.

          Para ingressar na escola, após a família passar por uma entrevista inicial com a Assistente Social e colhida a anamnese, o aluno é encaminhado para a equipe interdisciplinar, para avaliação inicial e triagem.
         Quando o aluno é encaminhado para a sala de aula no  ensino especial, ele passa por um período de adaptação e observação pelo professor, no que diz respeito ao seu desempenho em grupo, a fim de verificar se está participando do grupo que corresponda ao seu nível.
         A avaliação é feita durante todo o ano escolar, através do seu desempenho e quando é o caso, também através das avaliações bimestrais. Ao final do ano é elaborado um relatório evolutivo dos alunos e arquivado em sua pasta individual.
        Caso o aluno esteja apto a ser incluído no ensino comum, é feito um relatório sobre seu desempenho em todos os aspectos e encaminhado à escola de ensino comum, juntamente com as avaliações escolares por ele realizadas.

         Atualmente contamos com a presença de 48 alunos em sala de aula. Suas turmas são divididas em Educação Infantil, Período Introdutório, Educação de Jovens e Adultos e Sala Estruturada, coordenadas por 12 professores devidamente qualificados.

       Visando promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos, na busca conjunta de estratégias e alternativas metodológicas que possibilitem a inclusão social e a promoção da aprendizagem, por meio do apoio pedagógico especializado, em 2008 estão sendo atendidos 17 alunos nesse  programa de apoio à inclusão, em duas turmas . Cada aluno recebe 02 atendimentos semanais, com 50 min. de duração, em contra turno.
      Além deste atendimento dado aos alunos na Instituição, acontecem as visitas às escolas comuns, agendadas, periodicamente, para acompanhamentos e orientações às professoras e supervisoras. São realizados também 02 plantões pedagógicos para os pais ( encontros semestrais com os pais, orientando-os e colocando-os cientes dos trabalhos desenvolvidos com seus filhos).
      São atendidas 08 escolas, sendo, 04 municipais, 03 estaduais e 01 particular.